05 julho, 2011

NY City, 90's

Ice-T (com Dre de Matteo) em 'R Xmas (2001), de Abel Ferrara.


Abel Ferrara é provavelmente, daquilo que conheço, o realizador que mais hip-hop coloca na banda sonora dos seus filmes (a par, talvez, do inevitável Spike Lee). "Signifying Rapper", de Schooly D (sample dos Led Zeppelin), por exemplo, é tema recorrente em Bad Lieutenant (1992), e encaixa que nem uma luva no ambiente urbano "sujo" e marginal da Nova Yorque dos anos 90, o qual é personificado na personagem interpretada por Harvey Keitel, um polícia amoral, absolutamente corrompido e em constantes bad trip.

Mas não é só na música que a atracção de Ferrara pelo underground nova iorquino é visível; a sua câmara filma repetidamente os passeios de Brooklyn (Ferrara nasceu no Bronx, diga-se de passagem), por exemplo, onde pululam negros traficando ou consumindo droga ou simplesmente conversando (chilling, para bom entendedor). Para os amantes de hip-hop, como é o meu caso, é um autêntico deleite a forma como Ferrara capta a atmosfera dos anos 90, década em que o hip-hop se estabeleceu, definitivamente, como cultura urbana. E isso é perceptível, na câmara de Ferrara, não só pela música, mas também pelas roupas, os tiques físicos (aquele gingar dengoso e de peito aberto) ou simplesmente pela linguagem peculiar dessa cultura.
Essa atmosfera está presente não só em Bad Lieutenant, mas também em filmes como King of New York (1990) ou 'R Xmas (o filme é de 2001, mas todo ele respira anos 90). Este último conta, aliás, com a interpretação do rapper Ice-T.

A filmografia de Abel Ferrara (um admirador confesso de Nova Yorque - do que conheço, não sei de nenhum filme seu que não se passe na cidade "que nunca dorme") é, pois, obrigatória para todos aqueles que se interessam pelo hip-hop enquanto cultura personalizada que, germinada a partir dos ghettos americanos, se estendeu para fora deles e se afirma hoje como cultura de massas, planetária e, como qualquer outra (para o bem e para o mal), indissociável do consumismo (também ele uma nova "cultura" urbana, suponho...) nascido no mundo ocidental.

Sem comentários: